Sabe aquele prato cheio de sabor e tradição que transforma alguns ingredientes num banquete? Essa receita de baião de 2 nordestino é tudo isso. Só faz!
300 gramas de carne seca cozida, dessalgada e desfiada
100 gramas de calabresa em cubinhos
100 gramas de bacon em cubinhos
3 dentes de alho
½ cebola
5 colheres(sopa) de manteiga de garrafa
Sal e pimenta de cheiro a gosto
Colorau a gosto
Cheiro verde a gosto
Modo de preparo
Cozinhe o feijão de corda ou o fradinho, por 15 minutos na pressão, retire do fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Ele tem que ficar firme, não muito mole.
Numa panela coloque a manteiga de garrafa, o bacon picado, leve em fogo médio e deixe fritar bem. Adicione a calabresa em cubinhos e frite também.
Coloque a cebola e o alho picados, a pimenta de cheiro picada, deixe dourar, acrescente o arroz lavado e escorrido, o colorau e mexa bem para incorporar.
Adicione o sal, o feijão fradinho cozido com o caldo do cozimento e misture bem.
Deixe no fogo alto, até ferver, cozinhar o arroz e terminar de cozinhar o feijão, e secar toda o caldo. Se for necessário coloque um pouco mais de água.
Um pouco antes de secar toda a água, coloque a carne seca desfiada, o cheiro verde, metade do queijo coalho e misture bem para agregar.
Numa frigideira coloque um pouquinho de manteiga, o restante dos cubos de queijo coalho, leve em fogo médio e deixe dourar de ambos os lados.
Retire o arroz com os demais ingredientes do fogo, disponha numa travessa e coloque o queijo coalho dourado por cima.
Sirva em seguida esse baião de 2 nordestino cheio de suculência!